top of page

Inventores brasileiros não param de inovar




Inventores brasileiros não param de inovar na pandemia Dezenas de invenções aguardam por investidores para a produção em escala A pandemia de Covid-19 não foi obstáculo para diversos inventores brasileiros, que não pararam de pensar em inovações.


Esse é o caso do Daniel, do Adilson e do Gabriel, inventores que usaram o tempo livre em casa para pensarem em soluções para a sociedade e que esperam por investidores para a produção em escala ou licenciamento de seus inventos. Sistema de freios adicional para caminhões Em 2020, cerca de 80 pessoas morreram por dia em consequência de acidente de trânsito no Brasil.


Esses números poderão cair com a chegada de uma inovação, o sistema de freios adicional para caminhões. Desenvolvido pelo brasileiro Daniel Faria, o freio adicional é acionado na falta do freio principal dos veículos pesados.


É um sistema de freios sobressalentes que, ao serem acionados por um pistão pneumático ou um pistão hidráulico, deslocam uma barra de fricção que vai ao encontro dos pneus, promovendo a frenagem. Se implementado pela indústria automotiva, o novo sistema de freio trará às rodovias mais segurança para todos, tanto para motoristas de caminhões quanto para quem utiliza veículos leves.

De acordo com Carlos Mazzei, presidente da ANI

(Associação Nacional dos Inventores), que presta suporte e serviços aos inventores: “É muito bom quando trazemos um projeto como esse para a sociedade, que visa salvar vidas.


Se esse projeto tivesse sido inventado e implementado antes, muitas mortes já teriam sido evitadas nas estradas”. O projeto do Daniel já está com patente requerida no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e, agora, ele busca empresas para a produção em escala. Mais informações em: https://youtu.be/ZoXa_J6FmWE

bottom of page